A Igreja da Inglaterra, anglicana, convocou uma reunião, na última semana, com investidores do ramo da mineração. Na pauta, medidas que precisam ser tomadas, em todo o mundo, com relação à segurança de barragens de rejeitos. A coalizão exigiu um sistema de classificação pública independente para barragens de rejeitos, que contêm subprodutos da mineração.
O pedido para a realização do encontro veio depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, no Brasil. Pelo menos 169 pessoas morreram no desastre; 141 ainda não foram encontradas.
Houve questionamentos sobre a segurança dessas barragens, pois suas paredes são geralmente construídas de resíduos enlameados ao invés de material sólido.
Os investidores presentes fizeram a seguinte proposta: que o novo sistema de classificação seja independente e requeira auditorias anuais de todas as barragens de rejeitos, bem como a verificação de que os mais altos padrões de segurança estão sendo implementados.
O bispo de Birmingham, David Urquhart, presidirá uma reunião de investidores, especialistas de renome e líderes da indústria em Londres, no dia 4 de abril, para determinar os próximos passos.