Notícias

PUC-PR abre vagas para especialização em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

 
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) abriu vagas para curso de especialização em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Conforme consta na página do curso, a pós-graduação está inserida no contexto do pluralismo de igrejas e religiões e traz uma abordagem interdisciplinar do pluralismo eclesial e religioso, identificando suas características e as interpelações que apresenta para a teologia, a sociologia, a antropologia e outras áreas de saber.
 
A especialização é destinada a professores de Teologia, Ciências da Religião, Ensino Religioso; Agentes de pastoral nas igrejas e Líderes das religiões; Responsáveis pela pastoral escolar; e Membros dos organismos ecumênicos.
 
Para saber mais e se inscrever clique aqui.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO
 
Em um contexto do crescente pluralismo de igrejas e religiões, na busca da análise desse fenômeno em seus desafios e em suas possibilidades para uma interação positiva dos credos no meio social, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oferece uma especialização em ecumenismo e diálogo inter-religioso, única no Brasil nessa modalidade.
 
Formada por um quadro docente de mestres e doutores com experiência na área, em uma abordagem interdisciplinar, o curso identifica as características e as interpelações que o pluralismo eclesial e religioso apresenta para a teologia, a sociologia, a antropologia, a educação, a arte, a comunicação e outras áreas do saber. A especialização propõe uma pedagogia para o diálogo, a convivência e a cooperação entre igrejas e religiões e explicita sua contribuição para uma sociedade justa e solidária. 
 
“O curso permite melhor compreender o atual pluralismo cultural, religioso e eclesial, desenvolvendo a cultura do diálogo e a interação positiva entre as diferenças”, explica o coordenador, professor Elias Wolff.
 
Com início em 25 de fevereiro, três períodos do curso serão realizados em regime intensivo: entre 25 de fevereiro e 1º de março de 2019; de 29 de julho a 2 de agosto de 2019; e de 24 a 28 de fevereiro de 2020. Ao todo, a especialização tem 360 horas. Em modalidade semipresencial, os conteúdos serão ministrados no campus Curitiba da PUCPR nas sextas (das 19 às 23h) e sábados (das 8 às 18h) em calendário a ser divulgado posteriormente no site da instituição.
 
As disciplinas que compõem o curso são: Ética, Metodologia da pesquisa científica, O fenômeno religioso contemporâneo, O movimento ecumênico, Hermenêutica dos textos sagrados, Antropologia da religião, Teologia das religiões, Teologia ecumênica, A pedagogia do diálogo, Religiões e ecologia, A mística do diálogo, Religiões e espaço público, Religiões e gênero, Religiões, mídia e cultura digital, Diálogo e missão no cristianismo, Cultura, arte e religião, Religião e direitos humanos, Os pentecostalismos, O movimento ecumênico na América Latina e no Brasil e Cosmovisão das religiões e dos movimentos religiosos.
 
Mais informações podem ser obtidas com o coordenador da especialização, professor Elias Wolff, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Com informações da Arquidiocese de Curitiba e PUC-PR

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?