Santa Catarina realiza encontro de preparação à Semana de Oração pela Unidade Cristã
Notícias
Nos dias 2 e 3 de maio, no município de Rodeio, SC, foi realizado o Seminário Estadual preparatório da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2023, que transcorrerá na semana anterior a Pentecostes, 22 a 28 de maio, sob o tema: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1,17).
Na oportunidade, congregaram-se representantes das Igrejas Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Evangélica Assembleia de Deus (AD) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).
Com animação do pastor Günter Padilha, IECLB e Integrante da Equipe de celebrações do CONIC, os participantes foram envolvidos em provocativos debates sobre as discriminações que obstaculizam a realização da sociedade sonhada por Deus e por todos os seres humanos. Discriminações estão presentes em todos os povos, mas procuramos nos voltar àquelas que nós mesmos e nossas comunidades, praticamos. Especialmente as que atingem a honra de povos originários, imigrantes (haitianos, senegaleses, nordestinos) por causa da sua cor, sua cultura, sua religião.
Analisamos, assim, desde piadas, com a desculpa de que “são apenas brincadeiras”, até os mecanismos institucionalizados e sutis que privilegiam uns/umas e excluem outros/as. Entendemos como urge, entre nós e em toda a sociedade “Aprender” realmente de Deus e da sua justiça a fazermos esse bem fundamental, na certeza de que, mesmo nas diferenças, esse tipo de aprendizado conjunto gera efetivamente a fraternidade. Ao mesmo tempo, contemplamos o que já existe de partilha de dons e carismas nas diferentes tradições, por exemplo, em manifestações artísticas, música, dança, literatura, pintura, quando são visibilizadas.
Diante do desafio de um mundo solidário e fraterno, em celebrações conjuntas, recorremos em prece ao nosso Deus e Pai, como Jesus Cristo nos possibilitou por sua paixão, morte e ressurreição. Pelo seu Santo Espírito, enviado ao mundo, louvamos o Criador ela maravilha da diversidade, beleza e unidade de toda a criação. Pedimos perdão pela ganância que a destrói, concentra riquezas em detrimento da dignidade humana da maioria, discrimina, mata.
Ao final do evento, pastor Inácio Lemke (foto acima), presidente do CONIC e atual presidente do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), orientou e motivou as comunidades para a coleta recomendada nas celebrações da Semana de Oração, para a continuidade dos trabalhos de ordem ecumênica no Brasil.