Num ano onde praticamente todos seguem com as restrições impostas pela Covid-19, os encontros virtuais deram o tom da Semana de Oração pela Unidade Cristã. Mas nem por isso as celebrações deixaram de ser realizadas – online, é claro!
Brasil afora, cristãs e cristãos de diferentes denominações organizaram, cada um a seu modo, atividades alusivas à Semana. Com os subsídios cedidos pelo CONIC, ficou mais fácil para que comunidades inteiras se programassem com antecedência.
O resultado não poderia ter sido outro. Registramos eventos ligados à SOUC em todos os estados, incluindo o Distrito Federal. E como aconteceu em anos anteriores, um número cada vez maior de igrejas que não integram o CONIC marcou presença – sinal de que, apesar de tudo, o diálogo segue em alta!
Celebração de abertura
Transmitida pelo Facebook do CONIC, a celebração de abertura da SOUC foi um sucesso. O vídeo alcançou, apenas na noite da transmissão, 5.229 pessoas. Somando todas as publicações relacionadas à SOUC, só no Facebook 41.550 pessoas foram impactadas. Nada mal, já que se trata de um resultado orgânico.
Se você não viu a celebração de abertura, ela está disponível neste link.
Experiências que edificam
Partilharemos, a seguir, algumas experiências que nos foram enviadas.
Elas são extremamente edificantes, e um testemunho cabal de que a unidade é possível. “Que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti.” (Jo 17:21)
Revdo. Claudio Linhares – Agreste de Pernambuco
O Regional do Agreste de Pernambuco vivenciou mais uma Semana de Oração pela Unidade Cristã. Unidos sob o tema desse ano, Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos (João 15,5-9), anglicanos, católicos, luteranos e a Igreja Betesda convidaram a todas as pessoas para duas rodas de conversa sob a proposta do CONIC para a SOUC 2021.
Em função da pandemia e seus efeitos agravados na região do Agreste Pernambuco, todas as atividades aconteceram por sala virtual com transmissão simultânea pelo Canal do YouTube do Programa Voz Anglicana. Como muitas pessoas e instituições, utilizamos a impossibilidade das atividades presenciais para aproximar realidades com a ajuda da tecnologia, convidando palestrantes da região norte, mais próximos da motivação das reflexões da SOUC propostas pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC).
No dia 17 de maio, o nosso convidado foi o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner (ICAR), que trabalhou com profundidade o texto do Evangelho de João que gera o tema desse ano. Também foi possível aprofundar alguns temas atuais da região amazônica no enfrentamento das dificuldades causadas pela Pandemia e suas consequências na região.
No dia 20 de maio, a nossa convidada foi a professora Antônia Brioso (IECLB) da Universidade Federal do Pará e moradora da cidade de Belém. A palestrante fez um resgate antropológico dos povos da Amazônia, trazendo a cosmovisão dos povos originários, tão importante de ser resgatada nos tempos que vivemos.
No sábado (22), realizamos uma celebração de encerramento com uma liturgia participativa e que teve a reflexão conduzida pelo pastor e psicólogo Oséias Bispo (Igreja Betesda em Caruaru/PE).
Finalizamos as atividades com a percepção da importância de fortalecer o ecumenismo e a aproximação entre todas as pessoas nesses tempos tão desafiadores e que pedem de nós frutos produzidos por relações de amor e solidariedade.
Pastor Adélcio Kronbauer – Rio Grande do Sul
Diferente da Campanha da Fraternidade Ecumênica, quando a diretoria do CONIC-RS promoveu alguns eventos a nível estadual - Coletiva de Imprensa, Seminário de Formação e Celebração, durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã fez um trabalho de divulgação e motivação a fim de que ações ocorressem de forma regionalizada ou o mais próximo possível de comunidades. As pessoas que compõe a diretoria do CONIC-RS se envolveram em atividades promovidas pelas igrejas localizadas próximas de sua área de convivência ou organizaram programas a partir da entidade que representam no CONIC-RS.
Em função dos cuidados com a saúde das pessoas em tempo de pandemia a grande maioria dos eventos ocorreram através de transmissões em redes sociais via internet ou encontros por videoconferências. Embora o destaque deva ser dado para as celebrações, ocorreram também estudos e roda de conversas.
Observamos que a partir da Campanha da Fraternidade Ecumênica e da Semana de Oração pela Unidade Cristã houve fortalecimento ou pelo menos manutenção do diálogo ecumênico nas regiões onde este já se havia consolidado, mas houve retomada, em pelo menos uma região do estado (a que tem a cidade de Passo Fundo como polo regional).
Uma das metas do CONIC-RS é exatamente reacender o diálogo ecumênico nas regiões onde não tem acontecido ações, eventos, programação. Motivar para que tenhamos no Rio Grande do Sul grupos, fóruns ou equipes ecumênicas distribuídas em todas as regiões do estado. Na Semana de Oração pela Unidade Cristã, bem como a Campanha da Fraternidade Ecumênica, mesmo em tempo de Pandemia, quando praticamente não houve encontros presenciais, o diálogo foi mantido e fortalecido. O diálogo também superou os discursos adversos.
Revdo. Daniel Rangel – Niterói (Rio de Janeiro)
Nesta última Semana que antecipa o Pentecostes, mais uma vez tivemos a SOUC e foi uma experiência novamente de eventos online, mas de muita integração entre as igrejas e os irmãos. Na minha cidade, em Niterói, tivemos duas celebrações virtuais, uma de abertura e outra de encerramento. Mas durante a semana tivemos momentos de oração virtual, onde gravávamos orações propostas pelo roteiro e mandávamos aos integrantes do movimento ecumênico e aos grupos fraternos. Cada dia era responsável uma Igreja... Cada qual no seu modo de espiritualidade, muito bom!
Nos sentimos conectados e alimentados com a iniciativa, e o tema nos ajuda a refletir a importância do cuidado com a terra, com a responsabilidades com os nossos irmãos ameríndios e preservação da cultura e do bioma da Amazônia.
Que o ano que vem possamos fazer enfim presencialmente, depois de sermos vacinados, é claro.
Dom Almir Santos – Goiás (Caldas Novas)
Aqui em Caldas Novas onde moramos não tem comunidade anglicana. Então, realizamos encontros pela Semana com a pequena comunidade dos Antigos Católicos (vétero-católico), com membros do CEBI, com membros dos Focolares e eu e minha esposa Noeli, como anglicanos.
Realizamos duas Celebrações conjuntas, na abertura e encerramento da SOUC, onde levantamos a oferta que foi enviada para o CONIC. Também fizemos encontros virtuais entre nós anglicanos e o grupo Antigo Católico, sob a coordenação do seu Bispo Jurcimá Soares.
Nós, eu e minha esposa Noeli, acompanhamos através das lives, vários eventos pelo Brasil afora. Afinal, somos aposentados e controlamos nosso tempo.
Nossa avaliação da Semana de Oração é muito positiva. O trabalho iniciado lá na Suíça e aprimorado pelo Núcleo do CONIC da Amazônia ficou excelente. Que bom seria se tivéssemos os encontros sido presenciais. Um conteúdo muito bom para refletir e discutir em grupo durante todo o ano. Nós aqui, no pequeno grupo, nos deleitamos com as histórias e lendas da cobra grande, da feiticeira e outros detalhes que o cartaz nos trouxe e que imaginamos para desenvolver a reflexão.
Saímos mais firmes e crendo que uma unidade cristã é possível, ainda que vivamos uma diversidade de costumes e práticas litúrgicas. Cremos num ecumenismo de ação e busca de mais justiça e paz, deixando de lado nossas diferenças doutrinárias, de poder e de autoridade que nos levam a continuar divididos. Nos resta pedir: que Deus nos perdoe e tenha misericórdia deste Corpo de Cristo tão dividido. Pelos seus frutos os conhecereis. Assim vivenciamos esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, 2021.
Mais materiais sobre a SOUC
Para acessar mais informações sobre a SOUC 2021, clique aqui.
Caso queira orar com o tema da SOUC, ainda dá tempo. Acesse aqui.