Notícias

Solidariedade e Oração às pessoas atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul

Solidariedade e Oração às pessoas atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul



O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) solidariza-se com as pessoas do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas. Sabemos que parte significativa das comunidades ainda não havia conseguido se recuperar das cheias do mês de setembro de 2023.

Lamentavelmente, as informações que chegam é que não houve, a partir da experiência das inundações do ano anterior, atitude preventiva por parte do poder público estadual. As mudanças climáticas exigirão cada vez mais planejamento urbano, medidas preventivas, além de políticas de recuperação de ecossistemas degradados. 

Os eventos climáticos nos colocam a pergunta sobre as responsabilidades das tragédias, considerando que os Institutos de Pesquisa permanentemente alertam para os riscos. A fim de evitar mortes, desaparecimentos, perdas irreparáveis de histórias de vida, é necessário que os gestores públicos assumam seu compromisso com o bem público, a fim de que situações gravíssimas e previsíveis como esta sejam evitadas. 

Estamos em oração por todas as pessoas, ao mesmo tempo em que, divulgamos as campanhas que estão em curso com o objetivo de minimizar as dores e sofrimentos das pessoas atingidas.

Veja como você pode ajudar:

Campanha da IECLB:

PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DEPÓSITO: Banco do Brasil
Agência 0010-8
Conta: 60.000-8
IECLB – Emergencia Solidar.
CNPJ: 92.926.864/0001-57
Para doação via TED, a agência a ser informada é: 0010

Campanha da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI):

PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em caso de doação de itens, ligar para 51 98335-0017

Campanha da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB):

PIX: 73316457000183

Campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3:

PIX: 33685686001041

Defesa Civil do Rio Grande do Sul:

PIX: 92958800000138

CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS TAMBÉM SE MANIFESTA

Compaixão e solidariedade para com o povo e as igrejas do sul do Brasil

"Ainda que os montes caiam e as colinas se transformem em pó, o amor do Senhor permanecerá." (Isa. 54:10)

Com todos os meus colegas e com toda a irmandade global de igrejas, desejo enviar a minha profunda compaixão e prometer nossa solidariedade contínua com o povo e as igrejas do Sul do Brasil, enquanto suportam as últimas inundações catastróficas, a perda de vidas e a destruição generalizada de casas, estradas e pontes. Mesmo de longe, vemos a imensa escala e a devastação causada pelas enormes inundações e deslizamentos de terra das tempestades desta semana. Dezenas de milhares de pessoas estão agora sem água potável ou eletricidade, e dezenas de milhares de pessoas estão completamente desalojadas das suas casas. Dezenas de pessoas perderam a vida, enquanto outras ainda estão desaparecidas.

Para além dos números, sentimos o sofrimento generalizado, a perda horrível, a incerteza incapacitante e a profunda dor vivida pelos brasileiros em toda a região. Estamos de luto convosco e comprometemo-nos a profunda solidariedade, rezando e trabalhando ao lado das igrejas e agências de ajuda humanitária do Brasil para aliviar o sofrimento e restaurar a ordem.

Porto Alegre, a região e as suas igrejas estão perto dos nossos corações, uma vez que todo o Conselho Mundial de Igrejas se reuniu ali para a sua 9ª Assembleia em 2006.

Quando uma catástrofe destas acontece e os nossos corações ficam destroçados, perguntamos naturalmente onde está Deus nestas circunstâncias. Saibamos que essas catástrofes não fazem parte do "plano de Deus".  A intenção do Deus da Vida é o florescimento da vida, a justiça e o bem-estar de todos. O amor e a presença de Deus estão sempre e em todo o lado conosco e para nós. Nós, cristãos, sabemos que, de fato, Deus se identifica tão intimamente com a humanidade ao ponto de sofrer conosco, acenando-nos sempre para uma vida mais abundante, abraçando cada um de nós por meio do sofrimento até da morte, ressuscitando-nos para uma vida nova. Como continua Isaías, "A minha aliança de paz não será removida." (Isaías 54:10)

Vosso em Cristo,

Rev. Prof. Dr Jerry Pillay
General Secretary
Conselho Mundial de Igrejas

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?