Universidade brasileira é a segunda no Sul global certificada como “Universidade Azul”
Notícias
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi credenciada como “Universidade Azul” em cerimônia durante o Fórum da Água, na Colômbia, no final de setembro.
O estatuto de “Universidade Azul” atesta que a universidade se compromete com os valores das “Comunidades Azuis”. Estas comunidades dão prioridade ao direito humano à água, protegem a água como um recurso público e promovem a gestão sustentável deste recurso.
Ao receber a certificação na presença de ativistas e defensores da água de todo o mundo, o padre Elias Wolff, professor da PUC-PR e membro da Rede Ecumênica da Água (REDA), disse que a certificação traz “grande responsabilidade e compromisso para a universidade em intensificar seus esforços para afirmar a água como um presente de Deus, um direito humano e um bem comum – os princípios fundamentais da REDA”.
Dinesh Suna, coordenador da Rede Ecumênica da Água do CMI, enfatizou que esta é a segunda universidade no Sul global a afirmar os princípios das Comunidades Azuis. A primeira foi a Universidade Federal de Lavras (MG). “Estou muito feliz em notar que grandes universidades estão aderindo à Comunidades Azuis e espero que cada vez mais igrejas, instituições e universidades se tornem Comunidades Azuis”, acrescentou Suna.
Foto: CMI