Notícias

ABB: “Diversidades: resistência e teimosia em construir esperança”

 
Nos dias 2 e 3 julho, foi realizada, de forma virtual, a IX Assembleia Geral da Aliança de Batistas do Brasil (ABB), igreja-membro do CONIC. A Assembleia teve como tema “Diversidades: resistência e teimosia em construir esperança”. O evento aconteceu todo de forma virtual.
 
A programação, recheada de muita emoção por conta da triste situação que vivemos em nosso país, contou com participações musicais, poéticas, de diversos integrantes da ABB, inclusive de novas igrejas que foram recebidas oficialmente no sábado. Na saudação inicial, a presidenta Nívia Dias se solidarizou com a Igreja Batista de Porto Calvo – AL, “pelas perdas recentes de membros por conta da COVID-19, e como sabemos, também como fruto do descaso do Governo Federal em adquirir as vacinas quando teve oportunidade.” Ela aproveitou o momento para ler e agradecer a carta do CONIC de saudação à Assembleia. 
 
CULTO DE ABERTURA
 
Ao longo do culto de abertura, foram ditas palavras que emocionaram os presentes, como a breve retrospectiva da história da ABB feita pela pastora Odja Barros (foto abaixo), primeira mulher a ser eleita presidenta da ABB (2010-2012 e 2012-2014); também com a oportuníssima mensagem trazida pelo teólogo André Musskopf, além da mensagem de saudação do presidente da Alliance of Baptists, reverendo Michael-Ray, celebrando a alegria da parceria frutífera que nos acompanha há mais de uma década. 
 
 
TEMAS ADMINISTRATIVOS
 
Na segunda sessão da Assembleia, voltada apenas para os membros da ABB, foram tratados os temas administrativos: relatórios de atividades e finanças, ambos aprovados pelo Conselho Fiscal e por unanimidade por todas(os) representantes das Igrejas filiadas presentes. 
 
CRESCIMENTO DA ABB
 
Num momento festivo, passaram a integrar a ABB 43 novos membros individuais – o Estatuto da ABB permite a participação de indivíduos –, além de instituições e Igrejas que se afinam com a “Carta de Princípios”, a saber: a Igreja Batista Soul Livre (CE), Igreja Redenção Baixada (RJ), Igreja Batista do Caminho (RJ), Igreja Protestante Unida (SP), Coletivo Vozes Maria (PE), Comunidade Batista de São Gonçalo (RJ), Igreja Batista Nossa Igreja Brasileira (RJ).
 
DIVERSIDADE
 
Outro momento celebrado foi a criação do Fórum Permanente de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero (ABB Afirmativa), que agora se soma aos Fóruns Permanentes de Gênero e Sexualidade, Negritude e Juventude.
 
NOVA DIRETORIA
 
No sábado à tarde, na terceira e última sessão, foi o momento de eleger a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, para o biênio 2021 -2023. Depois das considerações feitas pela Comissão de Indicação, e com aprovação unânime, a nova diretoria foi eleita e terá uma terceira mulher na presidência nesses 16 anos de ABB. Detalhe: dos seis cargos da Diretoria Executiva, quatro foram ocupados por mulheres. 
 
Ficou assim o quadro da Diretoria e Conselho Fiscal:
 
DIRETORIA EXECUTIVA
 
  • Presidenta: Camila Oliver (Igreja Batista Nazareth – Salvador/BA);
  • Vice-presidente: Vando Oliveira (Igreja Batista do Pinheiro – Maceió/AL);
  • 1ª Secretária: Josileide Santos (Igreja Batista do Pinheiro – Maceió/AL);
  • 2ª Secretária: Rafaela Cruz (Igreja Batista em Porto Calvo - Porto Calvo/AL);
  • 1º Tesoureiro: Bruno Moreira (Primeira Igreja Batista em Bultrins – Olinda/PE);
  • 2º Tesoureira: Gilmara Silva (Igreja Batista Nazareth – Salvador/BA)
 
CONSELHO FISCAL
 
  • Titulares: Aracy Pereira (Igreja Batista do Pinheiro – Maceió/AL); José Barbosa (Comunidade Batista do Caminho – Campina Grande/PB) e José Wellington (Igreja Batista em Porto Calvo - Porto Calvo/AL).
  • Suplentes: Maria Bruna (Igreja Batista em Porto Calvo - Porto Calvo/AL); Marcos Monteiro (Igreja Batista do Pinheiro – Maceió/AL) e Vladimir Souza (Igreja Cristã Redenção Baixada Nilópolis/RJ).
 
ENCERRAMENTO
 
O encerramento da Assembleia se deu com verdadeiro sentido de dever cumprido. Os participantes oraram pela nova Diretoria e deram graças pela Diretoria anterior, em especial, pela Presidência da irmã Nívia Dias, que teve que substituir o presidente eleito em 2018, pastor Paulo César Pereira, por motivos de saúde. 
 
Com o apoio dos membros da Diretoria e das Igrejas, ela enfrentou, com muita coragem e competência, o momento mais difícil da história da Igreja, que foi dirigir uma entidade nacional em meio à Pandemia.
 
Todos saíram sonhando que no próximo ano haverá, de forma presencial, o Encontro Nacional de Formação, já com cidade escolhida: Fortaleza-CE, com a Igreja Batista Soul Livre oferecendo sua sede.
 
 
"Somos muito gratos por toda a família ecumênica que tanto nos tem fortalecido nessa caminhada nada fácil de sermos uma instituição com poucos recursos, e quase nenhum suporte administrativo. Mas isso não nos tem impedido de participar e colaborar com nossos recursos pessoais sempre muito dedicados, podendo assim servir a CESE através da Presidência da nossa Pra. Helivete Ribeiro, do Pr. Joel Zeferino, na Presidência interina do CLAI-Brasil, e no CONIC, através do Pr. Mayrinkellison Wanderley na tesouraria. Contem sempre conosco, e seguiremos contado com as orações e partilhas nessa caminhada comum, que é o seguimento do Mestre Nazareno, Jesus, que nos ensinou a optar sempre pelas pessoas mais fragilizadas de nossa sociedade. E não como mera caridade, mas como verdadeiro encontro epifânico, onde podemos ver o rosto de Jesus no rosto dessas pessoas afligidas pela injustiça, preconceito e descaso (MT 25)", declarou a presidenta Camila Oliver.
 
Com informações da ABB
Imagens: Reprodução
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?