![](/portal/images/2017/pontidipace-bologna-15ottobre-1.jpeg)
Foi realizado, de 14 a 16 de outubro, em Bolonha, na Itália, o encontro internacional “Pontes de paz” promovido pela Comunidade de Santo Egídio, que contou com a participação de mais de 300 líderes entre religiosos, lideranças sociais e representantes de variadas instituições.
“Num tempo difícil, quando muitas redes de convivência nas periferias das grandes cidades caem um pouco de cada vez e se erguem muros não apenas entre Europa e África, para defender-se dos migrantes, mas também entre países europeus, precisamos reconstruir juntos pontes de paz”, disse o presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impagliazzo.
Encontros entre os povos
Na abertura do evento, na tarde de domingo, 14 de outubro, estiveram presentes o grande imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, o patriarca copta, Teodoro II, o patriarca sírio-ortodoxo, Ignatius Aphrem II (que fez o discurso de abertura), e o rabino-chefe da França, Haim Korsia.
Também estiveram presentes durante o encontro, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e o ex-presidente da Comissão europeia, Romano Prodi.
A Arquidiocese de Bolonha, que sempre foi uma encruzilhada de encontros entre os povos e a sede europeia da cultura antiga, promovendo, junto com a Comunidade de Sant'Egidio, o evento escolheu como logotipo os famosos pórticos da cidade, transformados em pontes.
Caravana dos peregrinos de paz
Vários temas foram abordados durante o evento, caracterizados por uma escolha de abertura e diálogo, levada adiante por uma “caravana dos peregrinos de paz” que incluiu religiosos e leigos.
Este ano, o encontro coincidiu com o quinquagésimo aniversário da Comunidade de Santo Egídio, que há 32 anos promove eventos internacionais no “espírito de Assis”.
“Sente-se a necessidade absoluta de construir pontes. Estamos convencidos disso, não oposições e muros. Apenas a civilização do viver juntos pode resistir aos desafios da globalização e da paz”, concluiu Impagliazzo.
CONIC com informações da Vatican News
Foto: Comunidade Sant'Egidio