Notícias

II Marcha Nacional de Mulheres Indígenas será em Brasília

 
Entre os dias 7 e 11 de setembro, em Brasília, será realizada a II Marcha das Mulheres Indígenas. Sob o tema Mulheres originárias: reflorestando mentes para a cura da Terra, a ação deve reunir mulheres e lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil.
 
Em 2019, quando houve a primeira edição do evento, a Marcha contou com a participação de mais de 2.500 mulheres, de 130 povos indígenas. Este ano, o número de participantes deve aumentar, uma vez pautas que o cenário nacional está cada vez mais adverso em relação aos direitos e conquistas indígenas. 
 
Histórico
 
A I Marcha das Mulheres Indígenas aconteceu nos dias 10 a 14 de agosto de 2019, com uma mobilização histórica, e teve como tema Território: nosso corpo, nosso espírito. A ação representou uma conquista das mulheres indígenas em busca de visibilidade e voz, pautando questões relacionadas à violência contra a mulher indígena, saúde e educação, além de denúncias de exploração da natureza, em especial da biodiversidade da Amazônia e a não demarcação das terras indígenas.
 
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível realizar a ocupação presencial em Brasília, mas, em uma grande articulação, mulheres indígenas se mobilizaram em uma assembleia virtual, nos dias 7 e 8 de agosto, com o tema O sagrado da existência e a cura da Terra.
 
CONIC com informações da Adua
Imagem: Divulgação

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?