Em uma carta ao patriarca Kirill, de Moscou, o secretário-geral interino do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Prof. Dr. Ioan Sauca, pediu ao líder da Igreja Ortodoxa Russa que faça uma mediação para que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia seja interrompida.
“É com muita dor e com o coração partido que escrevo à Vossa Santidade”, disse. “A trágica situação da guerra na Ucrânia trouxe um tremendo sofrimento e perda de vidas”, acrescentou.
“Muitos de nossos irmãos e irmãs tiveram que deixar suas casas – incluindo idosos, mulheres e crianças – para salvar suas vidas”, observou Sauca. “O mundo inteiro está assistindo [a tudo isso] com profunda preocupação, e busca um sinal de esperança para uma solução pacífica”.
Sauca relatou que recebe cartas todos os dias, de diferentes partes do mundo, pedindo que ele se aproxime do patriarca Kirill para mediar o término da guerra. “Nestes tempos de desesperança, muitos olham para você como aquele que poderia trazer um sinal de esperança para uma solução pacífica [...]. Escrevo à Vossa Santidade como secretário-geral interino do CMI, mas também como sacerdote ortodoxo. Por favor, levante sua voz e fale em nome dos irmãos e irmãs que sofrem, a maioria dos quais também são membros fiéis de nossa Igreja Ortodoxa”, ponderou.
Com informações do Conselho Mundial de Igrejas
Tradução: CONIC
Imagem: Reprodução