Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas visita sede do CONIC, em Brasília
Notícias
No dia 17 de outubro, a sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) recebeu o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reverendo Jerry Pillay, para dois momentos de diálogo e partilha sobre temas globais e regionais de grande relevância.
A primeira reunião, realizada às 14h30, contou com a presença da presidente do CONIC, bispa Magda Guedes, e da secretária-geral, pastora Romi Bencke. Durante o encontro, foram discutidos os principais programas do CMI, que têm focado nas mudanças climáticas e na promoção de uma cultura de paz, considerando os múltiplos conflitos e guerras que assolam o mundo, como no Sudão, Nigéria, Ucrânia, Rússia, Palestina e Líbano.
Por sua vez, o CONIC apresentou seus projetos em andamento, destacando o projeto Itinerários Dialógicos e o processo de escuta realizado junto às igrejas e organizações parceiras, que resultou no desenvolvimento do Mapa Estratégico do CONIC.
Às 17h30, ocorreu o segundo momento de diálogo, reunindo organizações inter-religiosas e o reverendo Pillay. Na ocasião, foram abordados os crescentes desafios relacionados à intolerância religiosa e ao fundamentalismo cristão no Brasil. Kamuu Dan, liderança indígena, destacou o cenário de violência contra os povos indígenas, com especial ênfase nas implicações do Marco Temporal sobre essas comunidades.
As estratégias para enfrentar os fundamentalismos também foram discutidas, com a participação ativa das pessoas presentes. O reverendo Pillay expressou sua gratidão pelas informações compartilhadas e reafirmou o compromisso do CMI com a promoção de uma cultura de paz, justiça e diálogo em nível global, ressaltando as iniciativas do CMI nesse sentido.
O encontro reforçou a importância da cooperação entre as organizações ecumênicas e inter-religiosas no combate às injustiças e à promoção da dignidade humana em contextos de conflitos e opressões.