Com pesar, o CONIC solidariza-se com irmãos e irmãs da comunidade judaica e com os Judeus pela Democracia pelo falecimento, nesta quinta-feira, 1° de julho, por COVID-19, de nosso irmão Sérgio Storch. Sérgio foi muito ativo no movimento de diálogo inter-religioso e pela paz justa entre Palestina e Israel.
O primeiro contato de aproximação entre CONIC e Sérgio foi em uma roda de conversa sobre os conflitos entre Israel e Palestina. Muito arguto em suas análises, Sérgio foi uma voz crítica e profética no contexto de ameaça à democracia e o sequestro de símbolos importantes para a tradição judaica com o objetivo de potencializar movimentos de ódio e violência.
No contexto de ataques à Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), Sérgio imediatamente expressou sua solidariedade de maneira concreta, tomando iniciativa para a organização da live inter-religiosa realizada na abertura da CFE.
Sérgio foi grande impulsionador da Frente dom Paulo. A última participação de Sergio em atividade inter-religiosa organizada com o CONIC foi no ato inter-religioso “Minha fé é anti-racista”, em que criticou o embrutecimento do ser humano em nome da fé - https://www.youtube.com/watch?v=HIrKRzMORRk.
Sérgio lembrou, nesta atividade, um poema de Martin Niemöller:
Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.Como não sou judeu, não me incomodei.No dia seguinte, vieram e levarammeu outro vizinho que era comunista.Como não sou comunista, não me incomodei.No terceiro dia vierame levaram meu vizinho católico.Como não sou católico, não me incomodei.No quarto dia, vieram e me levaram;já não havia mais ninguém para reclamar...
Sérgio, tua esperança alimentará nossa esperança.
Permaneceremos firmes de que a fé nos desafia para o amor e o enfrentamento do racismo e do ódio.
CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil