Notícias

SOUC 2021 - Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos

 
Uma boa notícia para o mundo ecumênico: a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), 2021, já tem um tema definido: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9). 
 
Os subsídios da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, edição 2021, foram preparados pela Comunidade Monástica de Grandchamp. O tema que foi escolhido (Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos) está baseado em João 15,1-17, e expressa a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente na Comunidade de Grandchamp.
 
Quem é a Comunidade de Grandchamp?
 
Nos anos da década de 1930, um grupo de mulheres da Reforma, oriundas da Suíça, conhecido como “Damas de Morges”, redescobriu a importância do silêncio na escuta da Palavra de Deus. Ao mesmo tempo, elas reviveram a prática de retiros espirituais para alimentar sua vida de fé, inspiradas no exemplo de Cristo que se retirava para rezar em um lugar isolado. Elas foram seguidas por outras pessoas que participavam regularmente de retiros organizados em Grandchamp, um pequeno povoado perto das bordas do Lago Neuchâtel. Em pouco tempo, tornou-se necessário providenciar um ambiente permanente de oração e acolhimento para o crescente número de convidados e retirantes. Nascia a comunidade.
 
Hoje, com cerca de 50 irmãs, mulheres de diferentes gerações, tradições eclesiais, países e continentes. Em sua diversidade, as irmãs são uma parábola viva de comunhão. Elas permanecem fiéis a uma vida de oração, vida em comunidade e acolhimento de convidados. As irmãs partilham a graça de sua vida monástica com visitantes e voluntários que vão a Grandchamp para um tempo de retiro, silêncio, cura e em busca de sentido de vida.
 
As primeiras irmãs experimentaram a dor da divisão entre as Igrejas cristãs. Nessa dificuldade, foram encorajadas por sua amizade com o abade Paul Couturier, um pioneiro da Semana de Oração pela Unidade Cristã. Portanto, desde seus mais distantes inícios, a oração pela unidade dos cristãos estava no coração da vida da comunidade. Esse compromisso, junto com a fidelidade de Grandchamp aos três pilares - oração, vida comunitária e hospitalidade - está nos fundamentos destes subsídios.
 
Em breve, compartilharemos mais notícias sobre a SOUC 2021, aguarde!
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?