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Campanha da Fraternidade Ecumênica - 2021

Tema e Lema

 

 
A Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE - foto acima) se encontrou na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), dia 7 de janeiro, com a tarefa de escolher o tema e o lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica em 2021. O tema escolhido foi “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).
 
A Comissão da CFE 2021 é formada por representantes das igrejas-membro do CONIC, além da Igreja Betesda, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno.
 
Objetivo geral da CFE 2021
 
- Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.
 
Objetivos específicos
 
- Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
- Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
- Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
- Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
- Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
 
 
EDIÇÕES ANTERIORES
 
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom. 
 
A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”.
 
A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.
 
Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. 
 
A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico. 
 
Identidade visual da Campanha em 2000
 
 
 
Identidade visual da Campanha em 2005
 
 
 
Identidade visual da Campanha em 2010
 
 
 
Identidade visual da Campanha em 2016
 
cartaz cfe 2016
 
 
Identidade visual da Campanha em 2021